segunda-feira, 27 de abril de 2015

PROJETO RADICAL CHIC

RUFEM OS TAMBORES....
 
A decisão está próxima... Aguardem :)

















PREMIAÇÃO D@S 6 FINALISTAS
DA RADICAL CHIC
 

Total de votos: 499 

- Onde? votação eletrônica realizada no Laboratório de Informática entre os dias 04 a  
  06/05/2015
- Quem? alunos dos 6º ao 9º anos, professores e demais servidores da escola
- Parceria: Profª Cleusa Maria e equipe do laboratório
- Participação: Midian Sara - Orientadora Educacional
- Data e local da premiação: 07/05/2015 no átrio da escola - final do evento Dia da Matemática.


















VOTAÇÃO ELETRÔNICA NO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:










EQUIPES DE TRABALHO ORGANIZANDO A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS














 







TRABALHOS...





























































  











 





















MOMENTO DA ESCOLHA...
UMA GRANDE DUVIDA... TODOS ESTÃO DEMAIS!!!
 
 
 
 



















































 

Projeto Radical Chic:
Atividade de complementação/

formalização de conteúdo

 
Disciplina: Matemática

 
Ano:   Turmas: A, B, C, D e E

 
Profª: Mara Rúbia Matias de Sousa

 
Abril/2015

 


Centro Educacional SESC Cidadania

             
Atividade: Radical Chic

Conteúdo explorado : Marcando pontos (pares ordenados) no Plano Cartesiano – formação de figuras

  

1-    JUSTIFICATIVA

 
Visto que o trabalho educativo que ocorre na escola é sempre marcado por concepções, valores e atitudes, ao trabalhar com o projeto Radical Chic, espera-se atingir, momentos de sensibilização dando fundamental importância às habilidades de cada aluno, em suas amplitudes culturais, concebendo uma realidade de forma crítica construindo e reconstruindo o saber. A construção da Radical Chic fomenta, no estudante, a motivação, já que a conclusão do projeto básico em si (a boneca/personagem) denota os acertos em marcar os pares ordenados no plano cartesiano, o que promove a sua auto-estima, desenvolve habilidades de visualização, percepção espacial, análise e criatividade.

 

 2- Objetivos
 

-       Explorar conceitos matemáticos adquiridos  na vivência escolar de forma criativa e lúdica;

-       Desenvolver a criatividade e o raciocínio;

-       Avaliar a eficácia de assimilação dos conteúdos abordados: história da matemática, pares ordenados, plano cartesiano.

-       Promover a concentração;

-       Promover a autonomia do estudante, no sentido de produção do trabalho, desenvolvimento em equipes, na divulgação do seu trabalho;

-       Realizar a votação dos melhores trabalhos, por servidores da escola de setores diversos, bem como por  professores e alunos das demais séries do ensino fundamental II;

-       Repensar regras de convivência, respeito mútuo, justiça e solidariedade;

-       Promover uma análise das regras construídas em grupo e o cumprimento das mesmas.

-       Contextualizar o conceito de democracia com ênfase em valores éticos, fazendo do espaço escolar uma amostra da sociedade como um todo;

-       Realizar a apuração dos votos, levando à votação os trabalhos finalistas (os mais bem votados) para nova votação no laboratório de informática (votação eletrônica).

-       Premiar os alunos que apresentaram maior número de votos.
   

3- Material

Papel milimetrado, formato A-3,   Régua, lápis, borracha, lápis de cor ou canetinhas ou giz de cera, materiais diversos de papelaria e armarinho, materiais de sucata;  Oficina (material entregue em sala – Oficina 4: “Penso, logo existo”.

 

4- Planejamento

   1º momento: Sensibilização – abordagem da História da Matemática
         2º momento: Prática/concretização – marcar os pontos no plano cartesiano construído na  folha milimetrada.
3º momento: Decoração do cartaz e exposição.
  4º momento: Divulgação dos trabalhos (equipes de trabalho na Praça de Alimentação), votação    (através de cédulas e eletrônica) e premiação (realizada pela professora).

 
5- Temas Transversais

 Ética: diálogo, respeito mútuo, justiça, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Pluralidade Cultural:     Formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina; Trabalho individual e coletivo;  Compartilhamento de descobertas.

6- Aplicações e Avaliação -  Avaliar o desempenho global do aluno continuamente, a partir de observações, participação nas aulas, construção e realização das atividades individuais e em grupo; observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização. 
 
 
FINALISTAS...
 
 
 
 
 
 
 




 
 

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