7º ANOS TREINANDO CÁLCULO MENTAL
OS PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
Atividade realizada em : 02 a 06 FEVEREIRO 2015
Desafios, encantos, movimentos, emoções, euforia e muita alegria... Este foi o cenário determinante para um momento participativo e motivador desenvolvido pelos alunos dos 7º anos na Batalha dos Amigos da Tabuada. De forma cooperativa, eles determinaram as regras do jogo, criaram o nome para as equipes, se prepararam e aguardaram a sua vez.
Essa interação, por sua vez, instiga à reflexão de valores e da prática da cidadania: pensar no que será dito, no que será feito, na forma de criar as regras, ouvir pontos de vista diferentes, respeitar os limites dos colega, chegar a um acordo, pois cada um se percebe inserido nesta pequena sociedade, formada em sala de aula.
Por sua dimensão lúdica e educativa, o jogar propicia um contexto natural para o surgimento de situações-problema, desenvolvimento do potencial de participação, respeito mútuo, autoconfiança, criatividade, iniciativa, crítica e proatividade.
Pode-se perceber que nesse nesse processo rico, se dá a negociação de significados e se estabelece a possibilidade de novas aprendizagens.
Foi demais!
Profª Mara
Se você possui acesso
à Internet, acesse o link abaixo, para treinar a tabuada utilizando um programinha bem
interessante: http://phet.colorado.edu/sims/arithmetic/arithmetic_pt_BR.html.
·
Com o programa aberto, utilize os botões
MULTIPLICAR, FATOR E DIVIDIR – níveis 1, 2 e 3 no menu localizado à
direita da página. Lembre-se de
ativar o relógio (menu à direita).
Galeria disponível também no site do SESC GOIÁS:
http://www.sescgo.com.br/pt-br/site.php?secao=galeria&area=sesc&pub=4515
Entrevista concedida ao Informativo eletrônico i-SESC - fev/2015
- Há quanto tempo está no Sesc Cidadania?
http://www.sescgo.com.br/pt-br/site.php?secao=galeria&area=sesc&pub=4515
Entrevista concedida ao Informativo eletrônico i-SESC - fev/2015
- Qual o seu nome completo? Há quanto tempo está no Sesc Cidadania?
Mara Rúbia Matias de Sousa.
- Há quanto tempo está no Sesc Cidadania?
Trabalho no SESC desde sua inauguração (2004)
- Quando você começou a adotar essas novas metodologias de ensino com os alunos?
No SESC Cidadania, a partir do ano de 2006, para as turmas 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental.
Sobre a Batalha da Tabuada, quando e por que surgiu a ideia de realizar com os alunos?
Percebia-se
que algumas dificuldades apresentadas pelos alunos(as), em Matemática,
se residiam na falta de agilidade para resolver operações e não
propriamente, nos conteúdos em si, bem como na falta de domínio dos
cálculos básicos. Não raro é ouvir nossos avós, pais, parentes e amigos
trazerem a honra no peito por terem "decorado" a tabuada ainda nas
séries iniciais do ensino primário.
Porém, esta forma de aquisição de conhecimento fora motivo de questionamentos...
Pôr em dúvida essa mecanização era algo inconcebível para maioria dosmestres. Assim, em algum lugar da história, a considerada prática tradicionalista cedera
lugar às críticas e fora, portanto, perdida em meio a novas teorias de
estudiosos da educação, bem como à experiência dos próprios educadores. A
partir de então, o aluno(a) não precisaria mais decorar a tabuada...
Mais importante que memorizar a tabuada é a criação de condições para que o educando a apreenda, ou seja, a memorização, sim, existe, mas deve vir precedida pela compreensão. E a compreensão requer construção de conceitos. Enquanto a nova prática acreditava que se aluno entendesse osignificado
de 2 x 3, chegaria ao resultado, as práticas mais antigas, em
detrimento da primeira consideravam que a realização de multiplicações e
divisões não se realizariam se o aluno(a) não soubesse de cor a
tabuada.
Diante
dessas circunstâncias, o incômodo e a preocupação de poder acertar o
passo em relação a aprendizagem dos cálculos básicos, que tanto já
provocou suores e calafrios nos estudantes, deveria sair da teoria e
fazer acontecer na prática da forma mais natural possível. Desmistificar
a temível tabuada tornou-se o principal objetivo.
Partir do senso comum seria uma alternativa...
Veja: o
termo TABUADA tem sua origem nas tábuas de cálculos, que serviam como
uma espécie de gabaritos cuja finalidade era agilizar a contagem nas
transações comerciais. A sua criação é atribuída ao matemático e
filósofo grego Pitágoras (séc. VI a. C.). Com ela é possível efetuar
todas as operações de multiplicação existentes na tabuada tradicional: é
a tão conhecida Tabela de Pitágoras.
"...Pare
um pouco e vamos analisar..." Isso possibilita, de certa forma, um
olhar contraditório a esse contexto. Sabe por quê? Antes, havia uma
tabela pronta, onde se encontrava de pronto o resultado do cálculo.
Perpetuada essa comodidade, utilizar-se das tabelas prontas (tradicional
livreto comprado em papelarias), tornou dispensável o ato de
raciocinar, de análise! Bom, mas voltando ao contexto do projeto...
Neste
projeto, optou-se por enfatizar a operação de multiplicação,
considerando que alguns tópicos dentro da matemática, tanto na
álgebra(múltiplos, divisores, frações etc) como na geometria, esta
operação aparece com grande frequência. Já que a esta altura, contar nos
dedos já não é mais viável... Mas enquanto se elimina uma alternativa,
outras vão surgindo e algumas dicas tornam-se bastante úteis na
resolução de alguns cálculos. Veja:
· Considerando
que 4 x 8 = 8 x 4 (de comutar, trocar tem-se a propriedade comutativa),
observa-se que basta saber a metade da tabuada de multiplicação;
· Todos os múltiplos de 10 terminam em 0;
· Qualquer número multiplicado por 0, resulta em 0;
· Todos
os múltiplos de 5 terminam em 0 ou em 5 e são a metade dos múltiplos de
10. Se 10x5=50 então 5x5=25 (aplicamos os conectivos lógicos neste tipo
de linguagem: se - então);
· Se não se sabe calcular 4 x 8, tentamos: 2 x 8 = 16. Então 16 + 16 = 32;
· Usar "matemágica" também vale:
- os resultados da tabuada do 9 apresentam uma regularidade: a soma dos seus algarismos dá sempre soma 9.
- os resultados da tabuada do 9 apresentam uma regularidade: a soma dos seus algarismos dá sempre soma 9.
Um
exemplo: 9 x 7 = 63 ---- subtraímos uma casa do multiplicador 7 e
completamos o que falta para chegar em 9. Então 7-1 = 6. E 6 para
chegar em 9 faltam 3. Resultado 63. Fantástico não é?
· Por
fim, considerando que Matemática também é prática, foi disponibilizado
aos alunos(as) um link que dá acesso a um programinha bem interessante,
para que eles(as) pudessem se preparar mais um pouco para a Batalha: http://phet.colorado. edu/sims/arithmetic/ arithmetic_pt_BR.html. O programa disponibiliza os botões MULTIPLICAR,
FATOR E DIVIDIR – níveis 1, 2 e 3. E o(a) aluno(a) pode ainda acionar o
relógio para se ter um parâmetro da evolução da sua agilidade.
- Qual a importância desta atividade para os alunos?
Acredito no sucesso obtido desta atividade devido ao seu caráter holístico.Considera-se o todo, mas levando em consideração as partes e suas inter-relações.
Por sua dimensão lúdica e educativa, o jogar propicia um contexto natural para o surgimento de situações-problema, desenvolvimento do potencial de participação, respeito mútuo, autoconfiança, criatividade, iniciativa, crítica e proatividade.
Pode-se perceber que nesse processo múltiplo e rico, se dá a negociação de significados e se estabelece a possibilidade de novas aprendizagens.
Adentrar-se num ambiente e se deparar com a similaridade da Tábua de Pitágoras e de um equipamento tipo Passa ou Repassa, com sinal sonoro e placa luminosa, surge um sentimento gratificante de ver o brilho no olhar curioso de cada aluno e aluna que chega... Um ambiente desafiador encanta, movimenta, emociona, gera euforia, muita alegria e, porque não, aquele frio na barriga que aguarda o Grande Momento... Este foi o cenário determinante para um momento participativo e motivador desenvolvido pelos alunos dos 7º anos na Batalha dos Amigos da Tabuada. De forma cooperativa, eles determinaram as regras do jogo, criaram o nome para as equipes, se prepararam e aguardaram a sua vez. Essa interação, por sua vez, instiga à reflexão de valores e da prática da cidadania: pensar no que será dito, no que será feito, na forma de criar as regras, ouvir pontos de vista diferentes, respeitar os limites dos colega, chegar a um acordo, pois cada um se percebe inserido nesta pequena sociedade, formada em sala de aula. Nessa fase crucial da formação dos nossos jovens essas experiencias acabam influenciando as presentes e futuras relações em nossa sociedade. Ainda, esses alunos serão aqueles capazes de formar opiniões, pautadas na ética, no respeito e na esperança de suas ações impactarem num mundo melhor.
Por sua dimensão lúdica e educativa, o jogar propicia um contexto natural para o surgimento de situações-problema, desenvolvimento do potencial de participação, respeito mútuo, autoconfiança, criatividade, iniciativa, crítica e proatividade.
Pode-se perceber que nesse processo múltiplo e rico, se dá a negociação de significados e se estabelece a possibilidade de novas aprendizagens.
Adentrar-se num ambiente e se deparar com a similaridade da Tábua de Pitágoras e de um equipamento tipo Passa ou Repassa, com sinal sonoro e placa luminosa, surge um sentimento gratificante de ver o brilho no olhar curioso de cada aluno e aluna que chega... Um ambiente desafiador encanta, movimenta, emociona, gera euforia, muita alegria e, porque não, aquele frio na barriga que aguarda o Grande Momento... Este foi o cenário determinante para um momento participativo e motivador desenvolvido pelos alunos dos 7º anos na Batalha dos Amigos da Tabuada. De forma cooperativa, eles determinaram as regras do jogo, criaram o nome para as equipes, se prepararam e aguardaram a sua vez. Essa interação, por sua vez, instiga à reflexão de valores e da prática da cidadania: pensar no que será dito, no que será feito, na forma de criar as regras, ouvir pontos de vista diferentes, respeitar os limites dos colega, chegar a um acordo, pois cada um se percebe inserido nesta pequena sociedade, formada em sala de aula. Nessa fase crucial da formação dos nossos jovens essas experiencias acabam influenciando as presentes e futuras relações em nossa sociedade. Ainda, esses alunos serão aqueles capazes de formar opiniões, pautadas na ética, no respeito e na esperança de suas ações impactarem num mundo melhor.
- Qual o resultado alcançado com os alunos após a Batalha da Tabuada?
Creio que a confiança em si mesmo e automotivação são os resultados mais alcançados e, portanto, os mais marcantes.
Se a autoestima está no lugar, tudo fica mais fácil, os aprendizados futuros tornam-se mais agradáveis e o stress vai cedendo lugar à tranquilidade. A aversão ao bicho papão da matemática começa a perder espaço...
Junto
a isso, pode-se considerar também, que o aluno(a) aumenta a precisão e a
velocidade nas "continhas" durante a realização de atividades e
avaliações, já que o domínio dos cálculos básicos otimiza o raciocínio,
podendo o aluno(a) focar a sua atenção na estrutura do problema. A
fadiga mental, desnecessária, diminui consideravelmente.
- Qual o objetivo do blog?
O blog funciona como um recurso que propicia:
· o registro dos momentos da aprendizagem e o processo percorrido para alcançá-la;
· o registro dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos (as);
· registrar "um plus" acerca dos assuntos que envolvem a matemática (atualidades, curiosidades, história da matemática etc)
· funcionar como um laboratório que serve de espaço para a pesquisa e para criatividade;
· perpetuar um período tão fundamental na vida estudantil dos nossos jovens;
· propiciar
momentos de conscientização acerca do uso desse recurso virtual
(internet) - já que o blog é criação única, de acesso comum a todas as
turmas de 7º anos - de forma consciente e respeitosa.
- Você sempre divulgará nele os trabalhos realizados em sala de aula?
É
sempre disponibilizado os registros dos trabalhos mais relevantes
feitos pelos(as) estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Sesc
Cidadania.
- Caso queira acrescentar mais alguma informação fique a vontade.
O
mais importante é o fato de os próprios alunos desenvolverem tudo
ficando para mim apenas a direção e mediação das atividades
desenvolvidas por eles. Eles são os PROTAGONISTAS do seu próprio
aprendizado.
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