sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Indicando literatura matemática...

 
 O "Diabo dos Números", publicado pela Cia. das Letras, conta a história de um menino que não tinha uma boa imagem da matemática. Numa sequência de doze sonhos, ele passeia pelos principais conceitos da matemática aplicada no ensino fundamental e médio, conduzido pelo interessante personagem de nome Teplotaxl.

A sequência de capítulos traz, resumidamente, os seguintes assuntos:


1ª noiteApresentação do "Diabo dos Números"
truques com o número 1: 1+1, 1x1, 11x11, etc.;
2ª noiteRomanos, sistema posicional, potenciação;
3ª noitePrimos, crivo de Eratóstenes, conjectura de Goldbach, Vinogradov;
4ª noiteRacionais, irracionais, representação decimal;
5ª noiteNúmeros triangulares, obtenção de quadrados perfeitos;
6ª noiteNúmeros de Fibonacci;
7ª noiteTriângulo de Pascal;
8ª noiteAnálise combinatória;
9ª noiteSéries convergentes;
10ª noiteNúmero de ouro, relação de Euler, caleidociclos;
11ª noiteDivagações sobre demonstrações em Matemática; Bertrand Russell;
12ª noiteMatemáticos e matemáticas superiores (análise, topologia e grupos).

Para ler o livro on line, acesse:

http://pt.slideshare.net/TCHARGOW1969/o-diabo-dos-nmeros-hans-magnus-enzensbergerwwwlivros-gratisnet

sábado, 21 de fevereiro de 2015

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

BRINCANDO COM NÚMEROS INTEIROS


Brincando com Números Inteiros
Data da Atividade: 19 fevereiro 2015
Turmas: 7º anos
Disciplina: Matemática

Um dos propósitos da aplicação do jogo BRINCANDO COM NÚMEROS INTEIROS é justamente conectar a capacidade de interpretação, abstração e entendimento para a construção do conhecimento.
Ao final, cada equipe elaborou um relatório sobre as regras do jogo e suas jogadas.
Com uma dose de atenção, o(a) aluno(a) percebe a necessidade de compreensão das regras, pois chegar ao final do jogo, requer um pouco de sorte, e o conhecimento necessário, nada mais que o senso comum.
Ainda, esse recurso capacita o(a) aluno(a) na construção e organização do pensamento ao se utilizar da língua mãe para elaborar o relatório com clareza.
A ludicidade e a interação não são vistos como uma aplicabilidade esporádica, já que a relação entre seres e tudo o que os rodeiam coexistem na vida de todos a todo o momento, e o jogo é uma fonte natural de conhecimentos.
Essa teia de relações possibilita perceber que a aplicação de um jogo vai além das práticas pedagógicas, pois levamos em consideração a cooperação entre os pares, a motivação, o choque de opiniões, o senso humanitário, a assertividade e a própria maneira de se colocar diante de um desafio que instiga a concorrência.
Sabemos também, que o(a) aluno(a) não adquire conhecimento só por manipular o jogo. Ele(a) converge à autoaprendizagem à medida que reflete sobre o ato de jogar. O jogo exige raciocínio e tomada de decisões, aprimorando o pensamento lógico-matemático.

Os objetivos abordados neste jogo retomam alguns conteúdos que formam uma das base no Ensino Fundamental.
As habilidades esperadas com essa prática são:

- formalizar os conceitos de números positivos e números negativos;
- entender a definição de números simétricos ou opostos;
- compreender melhor reta numérica inteira;
- compreender a finalidade do número nulo;

O mais interessante...
- realizar a adição algébrica com números inteiros de maneira intuitiva.

E...
- praticar o raciocínio lógico no momento em que o domínio da língua portuguesa é percebida como imprescindível para o entendimento matemático.

Para apreender matemática...


Falamos, em sala de aula, que o entendimento e aprendizado da Língua Portuguesa é imprescindível para a compreensão da matemática. Estamos em contato com a Língua Portuguesa desde que fomos gerados. Então por que estudá-la por toda a vida? Simplesmente porque falar não basta. É preciso saber ler, escrever, interpretar. E mais: é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito em vários aspectos da vida. 

O Português, nossa língua mãe, nos possibilita uma boa comunicação, facilita a vida em sociedade e é essencial para o aprendizado de outras disciplinas.
Estudos comprovam que os alunos que possuem aptidão para interpretar e compreender enunciados orais e escritos, geralmente têm mais facilidade e melhores resultados em Matemática.

Como você pode ver, motivos não faltam para levar a sério a disciplina de Língua Portuguesa (acesse http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/9-motivos-estudar-portugues-641098.shtml e veja 9 motivos para estudar a nossa língua).

Abaixo, algumas fotografias e relatos dos(as) alunos(as)...
Vocês irão gostar :)
Profª Mara